PUBLICIDADE

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Banda larga começa em abril, diz deputado federal Bala Rocha

cidade 2 - bala
Deputado federal Bala Rocha (SDD-AP)
A implantação do linhão e do cabo de fibra ótica que pretende trazer internet banda ao Amapá foi concluída, segundo o deputado federal Bala Rocha (SDD), que é membro da comissão que acompanha a obra. O empreendimento possui 1,8 mil quilômetros de extensão e consiste em uma interligação de linhas de transmissão e subestações que vai permitir a integração do Amazonas, Amapá e do oeste do Pará ao chamado Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para que o projeto traga acesso a internet de alta velocidade é necessário a conclusão da obra de interligação ao SIN, com previsão para ser terminada em abril de 2014, quando deverão iniciar os testes. “Primeiramente o sistema vai atingir Macapá. Estamos lutando para que o linhão chegue também aos municípios mais distantes do estado”, informou o parlamentar.

Atualmente, a banda larga domiciliar do Amapá é via rádio. Ela é comprada por provedores locais de operadoras de Belém (PA). A tecnologia é transmitida de Barcarena, no Pará, até o Amapá, por antenas com 40 quilômetros de distância que repetem o sinal de uma para outra até chegar ao estado.

As concessões da rede de fibra ótica serão cedidas à empresas de telefonia e a Telebras (Telecomunicações Brasileiras). Os serviços serão comercializados a preços populares, respeitando a livre concorrência de mercado. “Será compatível aos preços praticados em nível nacional. Para que essas normas sejam cumpridas, a bancada federal vai acompanhar e fiscalizar esse processo”, reforçou Bala Rocha.

Além da internet, o Linhão de Tucuruí vai fornecer energia proveniente de usinas hidráulicas interligadas ao SIN, eliminando a necessidade de grande parte da geração térmica obtida com a queima de combustíveis fósseis, que são mais caros além de possuírem maior grau de poluentes. O projeto tem investimento de R$ 3,5 bilhões do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário