PUBLICIDADE

sábado, 14 de setembro de 2013

Deputada Fátima Pelaes discute o programa “Mais Médicos”

capa-fátima
A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) participou, nessa quarta-feira, 11, em Brasília, de reunião da Bancada do Norte, presidida pelo deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, para tirar dúvidas a respeito do Programa Mais Médico.

O programa do governo federal abre vagas para médicos brasileiros e estrangeiros e têm como principal objetivo levar a assistência médica em lugares onde existe falta desses profissionais, principalmente em municípios do interior e periferias de grandes cidades, a fim de fortalecer o atendimento na Atenção Básica.

Além da contratação de mais médicos, o programa objetiva maior investimento em infra-estrutura para a saúde. Serão mais recursos para a construção, reforma e ampliação de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBS) e mais aquisição de equipamentos.

O ministro Padilha avaliou a reunião com a Bancada do Norte como muito positiva. “O que nos move é atender a população brasileira, sobretudo a população da região amazônica. Conheço muito essa realidade, porque eu na condição de médico saí de São Paulo e fui supervisionar um núcleo da Faculdade de São Paulo no interior da região amazônica. Eu sei que um médico ali, do lado do paciente, da comunidade, na unidade de saúde, faz a dife-rença em qualquer situação”, enfatizou.

A deputada Fátima Pelaes questionou porque os médicos brasileiros que estudam no exterior, com todas as dificuldades, são obrigados a fazer o revalida, e os médicos estrangeiros, não. O mi-nistro garantiu que articulará junto com a Bancada do Norte benefícios a esses estudantes na Medida Provisória que está tramitando no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário