Cleber Barbosa
Editor de Turismo
Gestão Integrada e foco no empreendedorismo. Essas são bandeiras do atual prefeito do município de Ferreira Gomes, Elcias Borges, há quase um ano à frente da administração municipal. Ele pretende tirar do lugar a referência apenas de ser palco da maior micareta do interior do Estado, pois acredita que compartilhando ações e fortalecendo parcerias, o alcance dos resultados propostos será bem mais fácil e a bucólica vila às margens do rio Araguari terá turista o ano inteiro.
Prova disso é o investimento em obras de infraestrutura e realização de eventos planejados em parcerias com a iniciativa pública, privada e a comunidade em geral, para que o município se torne de fato um local turístico. “Só em 2013 foram investidos recursos em eventos como Forroguari, Araguari Verão, Réveillon, e o tradicional evento do maior carnaval fora de época do estado realizado nas margens do belíssimo e majestoso rio Araguari, o Carnaguari”, diz o prefeito Elcias.
"A implantação das usinas hidrelétricas trouxe um aumento do fluxo de turistas para Ferreira Gomes".
Antônio Brito, secretário de Turismo
|
As entregas das obras estão marcadas até início de abril deste ano, após a finalização de capacitação de mão de obra local, com cursos específicos para o turismo, como Monitor local para Turismo, Higiene e Manipulação de Alimentos, entre outros, feitos em parceria com o SENAC e Prefeitura.
Segundo Antonio Brito, foi sugerido a acatado pela empresa a proposta de melhoria também na área urbana da cidade a implantação de 254 placas de identificação de ruas, facilitando a acessibilidade dos moradores, visitantes e turistas, além de fazer o resgate dos munícipes ferreirenses os nomes com homenagem de várias pessoas que fazem parte da história de Ferreira Gomes.
Colaborou: Nira Brito
Investimentos em meios de hospedagem
A sede do município de Ferreira Gomes está estrategicamente instalada às margens do rio Araguari, cortada pela Ponte Tancredo Neves e bem ao lado do reservatório da hidrelétrica. Já está sendo considerada por especialistas uma das mais belas cidades turísticas do Amapá, com boa infraestrutura hoteleira com 14 empreendimentos entre pousadas e hotéis, com 120 UH’s (unidades habitacionais), com mais de 200 leitos. “Com a implantação das hidrelétricas de Ferreira Gomes, houve um aumento de fluxo de turistas de negócios, já que a maioria dos técnicos são de fora do Estado”, explica o secretário Brito.
O prefeito Elcias Borges acredita o que município tem grande possibilidades de desenvolvimento sustentável se o setor econômico do turismo for fomentado com responsabilidade e ações que promovam o bem estar do cidadão. “Para tanto, já está em andamento além da aprovação a Lei Municipal de Turismo, a criação do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, critérios que facilitaram o investimento no setor através de convênios e emendas parlamentares conforme critérios exigidos pelo Ministério do Turismo”, afirma o secretário Antonio Brito.
Um município que corre atrás de novas vocações econômicas e culturais
Ferreira Gomes é um município no centro-oeste do Estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 4.321 habitantes e a área é de 5047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,78 hab/km². Seus limites são Pracuúba e Tartarugalzinho a norte, Cutias a leste, Macapá a sudeste, Porto Grande a sudoeste e Serra do Navio a noroeste.
O município foi criado em 17 de dezembro de 1987. Dentre os fatores históricos de seu desenvolvimento até sua emancipação político-administrativa, destaca-se a condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário no antigo traçado da BR-156. Sua economia está baseada no desenvolvimento de atividades agropecuárias tradicionais e, mais recentemente, no investimento no turismo para o qual vem colocando em prática a realização de eventos e a instalação de infraestrutura destinada ao aproveitamento das ambientações paisagísticas e de lazer do município.
Se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária. Também a criação dos gados bovino e bubalino, além da criação de suínos, constituem a principal atividade econômica do município. No setor agrícola destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.O setor pesqueiro vem gerando divisas, por já estar sendo exportado para outro locais. No setor secundário, embora o município seja rico em argila, não dispõe de grandes recursos para incrementar a indústria. A despeito disso, e conforme informações disponibilizadas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, verifica-se interesse na pesquisa e exploração de minério de ferro no território do município. Possui também uma usina de industrialização de leites e derivados.
VANTAGENS DO TURISMO
- Redução do desemprego;
- Distribuição efetiva da renda;
- Geração de divisas;
- Aumento na arrecadação de impostos;
- Atração de investimento externo;
- Melhoria da infra-estrutura de apoio ao turismo, beneficiando também os residentes;
- Preservação dos patrimônios naturais e culturais com melhoria na qualidade de vida da população.
.
53 Atividades Econômicas.
Estimativa de impactos do turismo na economia.
CARNAGUARI
"O maior carnaval fora de época do interior do Amapá acontece às margens do majestoso Rio Araguari".
Elcias Borges, Prefeito
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário