PUBLICIDADE

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coluna Argumentos, sexta-feira, 23 de março de 2012.


Enquadrado

Daqui a uma semana começa a contar o prazo de um ano em que o Amapá irá figurar como estado de “risco ambiental” para queimadas e incêndios florestais. Pelo menos foi como a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, considerou o estado e outros 17 em portaria assinada ontem prevendo uma série de providências para o período.

Quiprocó

Uma enorme polêmica nos meios jurídicos o arranca-rabo entre o juiz federal João Bosco Soares da Silva e o time de procuradores da República no Amapá. O magistrado entrou com representação contra cinco membros do MPF alegando falhas na celebração de um TAC com mineradora, no valor de R$ 5 milhões. Notícia caiu como uma bomba.

Lamentável

Além da briga entrar para a esfera judicial, ficou patente ontem as abissais diferenças entre o juiz federal e os procuradores. O chefe do MPF, Antônio Carlos Marques Cardoso, disse que existe um “ruído”, mas o que foi desnudado ontem foi uma batida de trem com bonde, se é que dá para medir o som disso. Pena.

Registro

A National Geographic apresenta as primeiras imagens panorâmicas do lendário naufrágio do Titanic, que causou a morte de 1.517 pessoas, principalmente porque não havia botes salva vidas suficientes. O navio afundou no dia 15 de abril de 1912. Sai na edição de abril.

Nova casa

Defenestrado do Conselho Estadual de Cultura, como “ persona non grata” pelo Setentrião, o produtor teatral João Porfírio Freitas Cardoso, o “Popó”, encontrou guarida junto ao prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), que o nomeou presidente da Fundação Municipal de Cultura. Popó está empolgado e nem se importou com a eleição na antiga casa, numa vaga para músico.

Mais além

Dito pelo deputado Dalto Martins (PMDB), ontem, após assumir a primeira reunião da CPI da Saúde, que ele preside. Os trabalhos irão além das investigações pura e simplesmente de indícios de irregularidades. “Podemos traçar um diagnóstico da saúde pública do estado, nem que para isso precisemos ir às 5 da manhã para as filas dos hospitais”, disse ele.

Estudos

Enquanto isso na CPI da Amprev, a todo poderosa na comissão, deputada Roseli Matos (DEM), cuidou de “nivelar” as informações a respeito da Amapá Previdência com os demais integrantes da CPI. A primeira constatação é de que a Amprev é um órgão autônomo, como se fosse um organismo do Sistema S. Governo e demais poderes são os devedores da Previdência.

Novos tempos

A diretora da Escola Estadual Santina Rioli, irmã Clara Rubert, reuniu pais ou responsáveis dos alunos para uma “DR” básica. O quê? Você não sabe o que é uma DR? É discutir a relação hoje em dia. Essa e outras coisas são pra se saber, segundo especialistas que palestraram no encontro. Participar da vida escolar dos filhos, só, não basta, tem que cativá-los e entendê-los. Sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário