PUBLICIDADE

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sarney vai ao Jari para lançamento da obra da Hidrelétrica Santo Antônio

O senador José Sarney (PMDB-AP) se diz feliz com a obra no Jari


O presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), vai nesta quarta-feira ao município de Laranjal do Jari, região sul do Amapá, participar da programação de lançamento oficial da obra de construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Jari. A nova usina, depois de pronta, vai gerar mais de 300 megawatts de energia elétrica, suficiente para dar novo fôlego ao processo industrial de celulose daquela região e ainda representando o fim da geração por queima de óleo diesel para o chamado Vale do Jari. Mais que isso, ofertará energia para até 3 milhões de habitantes – seis vezes a população de Macapá.
Ao desembarcar na capital, na noite de ontem, 13, Sarney declarou estar muito feliz por participar deste evento histórico, afinal, disse ele, trata-se de uma de suas maiores lutas desde que passou a ser representante do Amapá no Senado Federal. “Desde que cheguei aqui, na década de 90, encontrei o Amapá sob racionamento de energia elétrica, daí ter perseguido por todos esses anos dotar o nosso Estado de luz elétrica para deslanchar o seu desenvolvimento”, disse Sarney.
No caso específico do Vale do Jari, que Sarney visitou para primeira vez ainda como Presidente da República, representa o maior desafio para o Poder Público, diante das inúmeras dificuldades de ordem estrutural da região. "A construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio é uma luta minha dos últimos dez anos. Primeiro ajudei a salvar o Projeto Jari e agora essa usina representa também a possibilidade da celulose do Amapá conseguir melhor colocação no mercado internacional, o que é bom para a economia de todo o Amapá", disse.
Estrada - O senador José Sarney falou também sobre outra importante obra para o desenvolvimento da região sul do Estado, que é a pavimentação do trecho da BR 156 entre Macapá e Laranjal do Jari. Disse que todos os esforços estão sendo envidados por ele para a concretização desta ligação rodoviária vital para que o Jari cresça e se desenvolva. "Sempre fui um entusiasta das grandes obras de infra-estrutura, que demandam muito tempo, muito trabalho, afinal foi preciso também mexer com várias legislações para trazer energia elétrica para o Amapá, como o linhão que já chegou a Calçoene, além da interligação com o sistema nacional através da linha de transmissão do Tucuruí que também estou ajudando", concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário