PUBLICIDADE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Eletronorte e CEA prometem cessar racionamento antes do Natal

Rodízio dos cortes de carga de 30 minutos deve ocorrer entre 14h às 23h.

O último final de semana foi marcado por desligamento não programado de energia elétrica. O rodízio dos cortes de carga em vários bairros de Macapá e Santana se deu por causa do baixo nível do rio Araguary – o que diminuiu a capacidade de geração de energia da Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes, explicou o gerente regional da Eletronorte, Marcos Drago. 

Ele informou que não tem como prever os desligamentos por causa da oscilação do nível do rio, que é acompanhado diariamente. Quando o nível diminui, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) é informada imediatamente sobre a necessidade dos cortes onde é verificado o aumento no consumo de energia elétrica. Segundo Marcos Drago, os cortes de energia duram até 30 minutos, geralmente entre 14h e 23h.

Esses desligamentos não programados devem ser solucionados definitivamente na sexta-feira (23), quando já estará funcionando a Usina Termelétrica contratada pela CEA para gerar 47 MW suficientes para manter o sistema estadual. Essa reserva de energia deve complementar a capacidade de geração da Usina de Coaracy Nunes, que atualmente está operando com apenas 36 MW – menos da metade da potência que é de 78 MW. 

A Usina Termelétrica, gerenciada pela multinacional Aggreko Energia, foi contratada em agosto deste ano, para evitar racionamento de energia por causa da redução na geração de energia na Hidrelétrica de Coaracy Nunes. A nova Usina está instalada na área da Unidade Termelétrica da Eletronorte, em Santana. A inauguração está prevista para quinta-feira (22), mas o processo de operação iniciou ontem (19) com testes de pouca carga.

A ampliação da geração de energia foi pleiteada e autorizada junto ao Ministério das Minas e Energia, conforme previsto na Lei nº 12.111, da geração adicional de energia. A empresa Aggreko foi vencedora, com menor proposta de preço, da chamada pública de Pregão Eletrônico, realizada pela CEA, com participação de cinco empresas cadastradas e aptas a concorrer. O contrato no valor total de R$ 53 milhões tem duração de 22 meses, a contar da data de funcionamento, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
 
 (Maiara Pires/aGazeta, com informações da Ascom/CEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário