PUBLICIDADE

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Deputada Fátima Pelaes chefia missão da Câmara em Santana


Na manhã de sábado, 6, a Cexamapa (Comissão Externa Temporária para Reconstrução do Porto de Minério da Icomi no Amapá) participou de reunião com a diretoria da empresa Anglo American. Após debater temas como o apoio aos familiares das vítimas, o impacto econômico do incidente no estado, possíveis impactos ambientais, alternativas para comércio de minério de ferro e a reconstrução da estrutura que se perdeu, a comissão visitou a área atingida pelo desabamento. A Cexamapa é presidida pela deputada federal Fátima Pelaes.
O relator da Comissão é o de-putado Luiz Carlos. Além deles, participaram do encontro o coordenador da bancada federal do Amapá, deputado Evandro Mi-lhomen; deputada Janete Capiberibe; prefeito de Santana, Robson Rocha; presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Fábio dos Anjos; diretor da Cia Docas de Santana, Edival Tork; superintendente do DNPM no Amapá, Antônio Feijão; e o consultor técnico da Câmara dos Deputados, Fausto Bandeira.
A comitiva foi recebida pelo diretor geral da Anglo American, José Luis Martins e membros do comitê de crise, criado para dar mais celeridade às ações pós acidente. Durante a reunião a diretoria garantiu que está sendo prestado apoio psicológico e econômico aos familiares das vítimas. Na oportunidade foi informado à Comissão que a empresa pretende usar temporariamente o Porto de Santana para o escoamento do minério. Para evitar prejuízos à população do município, ficou acordado que a empresa ficará responsá-vel pela pavimentação das vias que fazem parte do trajeto.
Questionado pela presidente da COXAMAPA sobre a publicidade das informações que a empresa detém, o diretor geral da Anglo American se comprometeu em realizar uma coletiva de imprensa, em breve. "A nossa intenção é esclarecer para a população alguns fatos que foram divulgados de forma incorreta e atualiza-los sobre as providencias que estão sendo tomadas", justificou Fátima Pelaes. Além disso, na terça-feira, 9, os membros da comissão pretendem apresentar o que foi discutido à Secretaria Especial de Portos, vinculada ao Ministério dos Transportes.
Outra medida futura é ouvir a diretoria da empresa em Brasília. Encerrada a reunião e a visita técnica, a deputada Fátima Pelaes também conversou com os familiares das vítimas que estão acampados em frente à empresa Anglo American.

Nenhum comentário:

Postar um comentário