PUBLICIDADE

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MPF/AP recomenda maior articulação entre órgãos que fiscalizam atividade minerária

Ao receber pedido de licença de operação para empreendimentos que envolvam exploração de recursos minerais a SEMA deve notificar ao DNPM.

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) quer maior articulação entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em relação ao licenciamento da atividade minerária. A medida é para evitar a exploração de recursos minerais sem autorização do órgão federal.

A recomendação foi emitida nesta segunda-feira, 14 de janeiro. No documento, o MPF/AP orienta à SEMA notificar o DNPM sempre que receber pedido de licença de operação para empreendimentos que envolvam exploração de recursos minerais. A secretaria deve também encaminhar cópia do requerimento, para análise e pronunciamento acerca da viabilidade da emissão da autorização.

Sem articulação - Em relatório de vistoria o DNPM constatou, em Macapá, a existência de lavra ilegal, ou seja, sem autorização do órgão para funcionar. No entanto, a SEMA havia emitido licença de operação para área. Na recomendação, o MPF/AP também considerou os diversos inquéritos policiais que revelam a suposta exploração ilegal de minério em áreas que funcionam sem autorização do DNPM, mas com licença da SEMA.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Amapá
(96) 3213 7815
ascom@prap.mpf.gov.br

Twitter: @MPF_AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário