PUBLICIDADE

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Coluna Argumentos (19.10.2011)

O prazo
Ao presidir a instalação da Comissão de Reforma do Código Civil, o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), disse que o grupo tem 180 dias para concluir os trabalhos. Para Sarney, que além de político e jornalista é também advogado, a reforma do Código vai ajudar a ace-lerar o trâmite dos processos judiciais no país.

Repercussão
A deputada federal Dalva Figueiredo (PT-AP) comemorou os resultados da visita a Macapá feita por Nilmário Miranda, jornalista que atualmente preside a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ele veio debater questões de desenvolvimento do País mas deu loas à atuação da Polícia Federal no combate à corrupção.

Fórmula
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) tem dado explicações sobre a fórmula que defende para a nova distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Além do IDH, o inverso da renda per capita, o tamanho da população, a superfície territorial e o ní-vel de atendimento de água e esgoto. Vai ficar para 2012.

Azimute
Sob forte sol, mas muita disposição, jipeiros como o empresário José Maria Esteves (Avicap) cumpriram todos os objetivos do curso de navegação por GPS ministrado pelo Exército Brasileiro na última segunda-feira, na área de instrução do 34º BIS. Entre os instrutores, o capitão Balczo (foto) que repassou conhecimentos teóricos e práticos para os associados do Jeep Clube de Macapá.

Destaque
Bianca dos Santos, aluna do curso técnico de mineração do Instituto Federal do Amapá (Ifap), vai receber a premiação em Brasília no Dia Internacional da Química, em novembro. No Ano Internacional da Química, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou um concurso. A amapaense vai brilhar. Merecido.

Arregimentando
Alguns dos pré-candidatos a prefeito de Macapá estão com suas alegorias na rua, por assim dizer. Entre eles Michel JK (PSDB) que embora não esteja em campanha, tem atuado como um porta-voz da Assembleia Legislativa, o que tem lhe garantido generosos espaços na mídia. Ontem, ele citou mais alguns possíveis aliados em uma futura coligação. Sopa de letrinhas.

Garimpo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC), recebeu com preocupação a notícia de que garimpeiros do Lourenço estariam paralisando as atividades por conta de passivos ambientais que a Cooperativa Garimpeira (Coogal) não consegue atender. Escalou dois parlamentares para visitar o Lourenço – Bruno Mineiro e Kaká Barbosa.

Demandas
A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) esteve reunida com lideranças do município de Mazagão, entre elas o prefeito Marmitão (PDT) e alguns vereadores. Em pauta, emendas parlamentares para a região e solução para o problema de abaste-cimento de energia elétrica da comunidade de Vila do Maracá. A parlamentar se vale do trânsito junto à CEA, para ajudar.

Cleber Barbosa
É jornalista amapaense, colunista do Diário do Amapá e editor dos Blog's http://amapaempaz.blogspot.com
e http://soujipeiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário