PUBLICIDADE

sábado, 22 de julho de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 22 de julho de 2017.


Viagem

O presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá, Altair Pereira, acaba de retornar de Caiena, onde uma de suas filhas teve bebê (ela é casada com um francês). Pereira também foi o primeiro brasileiro a entrar de carro pela ponte binacional.

Comércio

Aliás, Altair está licenciado da ACIA neste período, afinal foi por um bom motivo, de acompanhar sua família. A vice, Graça Rocha, é quem vem tocando a entidade, aliás, com muito dinamismo.

Aniversário

A presidente interina da ACIA, inclusive, está se esmerando com sua diretoria e associados para fazer o evento de aniversário da associação, que chega aos 72 anos na segunda-feira. Festa merecida, claro.

Domingo

Brasileiros e franceses que nesta época do ano viajam de carro para o Amapá, estão reclamando apenas do horário de funcionamento da Aduana na ponte. Fecha sábado ao meio-dia e só reabre na segunda-feira.

Aviação

A coluna recebe telefonema do executivo da Azul para a Amazônia, Lucas Frade. Ele ainda não veio a Macapá por questões operacionais, mas confirma que virá tratar sim do voo para Caiena.

Batalhadores
No dia do garimpeiro, reflexões sobre um profissional como tantos outros que carecem de todo tipo de apoio e reconhecimento. Vilanizados por séculos, eles tem sim uma importante missão a cumprir no país, mas para isso é preciso de regulamentação e apoio oficial para a atividade deles. 

Mineração

Enquanto deixou órfão o Amapá, a mineradora Anglo American segue crescendo. Sua produção de minério de ferro subiu 27%, segundo dados oficiais. Este aumento no segundo trimestre motivou elevação da meta anual. A prioridade na operação Minas-Rio é obter licenças para a Etapa 3.

Reparação

Olha, essa crítica não tem nada a ver com agouro, ao contrário, queremos que os ingleses ganhem seu dinheiro honestamente, gerem emprego e renda no Brasil. Só não podemos aceitar que o enorme passivo deixado no Amapá fique por isso mesmo. A Anglo precisa ser tragada para o rolo da Zamin Ferrous por aqui.

Serra

Enquanto isso, o novo prefeito de Serra do Navio, Elson Belo (PTdoB) sonha com a reativação mineral em seu município e região. Até que isso aconteça, ele abre hoje a programação do Festival do Cupuaçu, que, felizmente, ainda grassa por lá. Evento termina no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário