O Ministério do Turismo reuniu as principais projeções
que envolvem o setor durante o Mundial. Como mostra o infográfico, cerca de
3,7 milhões de turistas devem movimentar R$ 6,7 bilhões, mobilizando cerca
de 200 mil trabalhadores temporários e acrescentando R$ 6,7 bilhões à
economia do país. Enquanto o Brasil estiver em campo, 3,6 bilhões de
expectadores, quase metade da população da Terra, deve acompanhar pela TV,
internet, celular e demais dispositivos eletrônicos o evento esportivo mais
popular do planeta.
O Turismo divulgou regionalmente a projeção de turistas por cidade-sede e
seus gastos no país durante o período da Copa: Brasília, Cuiabá, Curitiba,
Fortaleza, Manaus, Minas Gerais, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo,
Recife e Rio de Janeiro. Confira a tabela com os dados regionalizados.
Os maiores gastos serão feitos pelos turistas estrangeiros que virão,
especificamente, para acompanhar a Copa. Em média, devem assistir quatro
jogos e a projeção é que gastem R$ 5.500 durante sua estada no país, já
descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de
origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de
ingressos até a primeira semana de abril.
“Os turistas que vem para os jogos são visitantes que gastam mais. É um
público qualificado e queremos conquistá-los durante esse período da Copa
do Mundo”, afirma o ministro Vinicius Lages. Segundo ele, um dos bons
resultados pode ser verificado na Copa das Confederações, de 2013, quando
mais de 70% dos turistas estrangeiros entrevistados pretendiam voltar ao
país neste ano. A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil pode aumentar
entre 5% e 10% após a Copa do Mundo, segundo o ministro.
A projeção considerou o gasto médio do turista na Copa das Confederações e
a proporção de pessoas hospedadas na casa de parentes e amigos durante o
evento. A base é a pesquisa feita pelo MTur em parceria com a Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Também foram relacionados os
gastos médios dos turistas brasileiros considerados pelo estudo de Demanda
Turística Nacional e estrangeiros da Demanda Turística Internacional.
AUDIÊNCIA
Metade dos habitantes da Terra vão estar ligados na Copa do Mundo de 2014,
seja pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais
de televisão. Serão mais de 3,6 bilhões de pessoas acompanhando o Mundial,
número recorde para o evento esportivo de maior audiência do mundo, de
acordo com estimativa do Ministério do Turismo (MTur). O aumento é de 12,5%
em relação à última Copa, da África do Sul.
A Copa da África do Sul (2010) foi acompanhada por 3,2 bilhões de
telespectadores, de acordo com a agência de pesquisa Kantar Sport, que
analisa o impacto do esporte no comportamento do consumidor, encomendada
pela FIFA. Segundo a agência, cerca de 2,2 bilhões de pessoas assistiram o
Mundial por pelo menos 20 minutos consecutivos, superando em 3% a audiência
da edição anterior, em 2006, na Alemanha.
A projeção de audiência para a Copa do Mundo no Brasil está baseada no
alcance que o país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013. Segundo
um estudo do Ministério do Turismo sobre o impacto econômico e social do
evento, a audiência média das partidas da Copa das Confederações Fifa
Brasil 2013 subiu 50% em relação à última edição da competição, também
sediada na África do Sul - e muito disso se deve à capacidade e
infraestrutura do Brasil de geração e difusão das imagens.
A audiência das finais de Copa chamam a atenção. Cerca de 715,1 milhões de
pessoas assistiram à final da Copa do Mundo da FIFA 2006, entre Itália e
França na Alemanha. A final da Copa do Mundo da África do Sul 2010, entre
Espanha e Holanda, foi acompanhada por quase 620 milhões de
telespectadores.
A última Copa das Confederações, no Brasil, registrou
números expressivos. A partida final entre Brasil e Espanha, na Copa das
Confederações, foi assistida por quase 70 milhões de espectadores. O jogo
entre Brasil e Uruguai, semifinal do campeonato, foi acompanhado pela
televisão por 53,5 milhões de pessoas em nove mercados chaves. A outra
semifinal da Copa, entre Espanha e Itália, foi o evento esportivo mais
assistido na Itália desde a final do Campeonato Europeu de Futebol em 2012,
com 12,5 milhões de espectadores naquele país.
Para esta Copa do Mundo serão 73 mil horas de transmissão de TV para mais
de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito anos. Até
o momento, são 19 mil profissionais de imprensa credenciados, o que
configura uma ótima oportunidade de apresentar não só os atrativos das
cidades-sede, como também de diversas outras cidades brasileiras.
Clique aqui e
ouça declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância da Copa para
a divulgação do Brasil.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário