PUBLICIDADE

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Previsão de licitação do trecho Norte da BR-156 e de terminal portuário em Santana mantida para junho

O deputado federal Vinicius Gurgel (PR) garantiu para junho o lançamento da licitação para o trecho Norte da BR-156. A previsão tinha sido estabelecida em abril mas havia um temor que em função das mudanças nos Ministérios e o contingenciamento de recursos, houvesse prorrogação do prazo. No início de abril, os deputados Vinicius e Luciana Gurgel estiveram com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Valter Casimiro Silveira, para tratar sobre a retomada da pavimentação.

A obra da rodovia federal é uma das mais antigas do país. Aberta a partir de 1940, a pavimentação começou somente décadas depois, em 1976. A licitação para o trecho sem asfalto tem previsão de lançamento para junho, conforme garantiu o diretor-geral do Dnit aos deputados Vinicius e Luciana.

Ela vai contemplar os 112 quilômetros restantes onde ainda há atoleiros em períodos invernosos. A retomada da obra pelo Dnit acontece mais de 40 anos após a transferência da responsabilidade do asfaltamento da estrada para o governo do Amapá. Foi o convênio mais antigo entre o governo federal e um estado, segundo o próprio Dnit, que, em dezembro de 2014, pediu a obra de volta por causa dos atrasos na construção, mesmo com R$ 65 milhões disponíveis desde 2010.

A retomada vai ser executada em dois lotes. Serão investidos mais de R$ 300 milhões, de acordo com o deputado Vinicius. Os lotes vão abranger os limites de Calçoene e Oiapoque. Dos mais de 800 quilômetros de rodovia de Norte a Sul do Amapá, 493 estão asfaltados.

Valter Casimiro também anunciou a licitação para a construção de um terminal portuário para passageiros, onde atracarão para navios e barcos de pequeno porte no Município de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário