PUBLICIDADE

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coluna Argumentos 30.09.2011

Disposição
Uma delegação de empresários, técnicos e autoridades da França está em Macapá para tratar de diversos aspectos da cooperação fronteiriça com a Guiana Francesa. O presidente do Conselho Regional da Guiana Francesa, Rodolphe Alexandre, disse que basta o Amapá adaptar-se às exigências da União Européia para fazer trocas comerciais.

Oportunidade
Pelo que a coluna apurou, há mais interesse dos franceses em comprar alimentos do Brasil, tendo o Amapá como entreposto ou produtor. Entre essas demandas francesas, a carne bovina, frango, charque e pescado teriam mercado na Guiana. Vincent Niquet, secretário-geral da Prefecture de La Region Guyane, também integra o grupo que volta hoje.

Valeu, Belém
O cantor Adail Júnior foi o único amapaense que deu para identificar na transmissão da tv no jogo entre Brasil e Argentina, em Belém. Foi muito bom ver aquela demonstração de amor ao país dada pela torcida paraense. Depois de perder uma Chave da Copa de 2014, o Pará ganha a Copa América em 2015. Consolo.
O colunista (de costas) com delegação francesa em Macapá

Em casa
O colunista entrevistou ontem os líderes da delegação francesa que visita Macapá há três dias. Nessa foto, feita num hotel da cidade, a conversa mantida com os executivos Rodolphe Alexandre, Vincent Niquet e Louis-Roland, que contou ainda com a presença do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa, deputado Paulo José. Franceses querem fazer negócios. Bom.

Colóquio
Duas audiências públicas movimentaram, ontem, o Plenário da Assembleia Legislativa. A primeira, solicitada por Roseli Matos (DEM), debateu o problema carcerário do Amapá. O segundo evento discutiu estratégias para melhorar as políticas indígenas no Estado, reunindo as principais lide-ranças das etnias que o Amapá possui. Caciques falaram grosso.

Raio-x
A primeira-dama do Amapá, dona Claudia Capiberibe, ouviu atentamente um verdadeiro diagnóstico do setor de turismo, ontem, à tarde, em uma reunião com todos os representantes do chamado Trade Turístico. O evento aconteceu num restaurante da cidade e foi considerado muito positivo por empresários, operadores, professores e defensores do setor.

Sensibilidade
Ainda sobre a reunião de Cláudia Capiberibe com o setor de turismo, que contou com a participação da titular da Setur, Helena Colares, ela foi oficialmente convidada a participar da Feira das Américas, no fim do mês, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se da maior vitrine do setor no país. Turismólogos acre-ditam no “poder de persuasão” da primeira-dama. Ela gostou.

Passeio
Há quatro anos no ar, o programa radiofônico Conexão Brasília, que está há mais de um ano na Diário FM, ganha agora uma página especial na Intenet. Trata-se do Blog com o endereço eletrônico conexao-brasilia.blogspot.com, que reúne informações, notícias, imagens, vídeos e informações sobre Brasília e a relação que o Amapá precisa manter com a Capital.

Cleber Barbosa
É jornalista amapaense, colunista do Diário do Amapá e editor dos Blog's http://amapaempaz.blogspot.com
e http://soujipeiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário