O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) usará 1.933 urnas eletrônicas nas 16 cidades do estado, nas Eleições Municipais 2016. De acordo com a titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE-AP), Dra. Elinete Freitas, a quantidade de equipamento é suficiente para suprir as 13 zonas e 1.616 seções eleitorais, com mais de 300 locais de votação. Se eventualmente algumas urnas apresentarem problemas, e os aparelhos reservas não suprirem a demanda, serão usadas urnas de lona e cédulas de papel.
Conforme disse a secretária, as urnas estão armazenadas em pólos localizados em Macapá, Santana, Amapá e Laranjal do Jari. No período de 21 a 24 as urnas foram levadas de caminhão dos polos às zonas eleitorais. A preparação das urnas para a Eleição nos municípios do interior está prevista para os dias 29 e 30 de setembro, quando acontece a audiência pública de carga e lacre.
As Audiências de Carga e Lacre das 2ª e 10 ª Zonas Eleitorais de Macapá foram realizadas nos dias 21, 22 e 23 deste mês.
No Amapá, o transporte de urnas eletrônicas é efetuado pela Justiça Eleitoral por via terrestre, aéreo (helicóptero) e fluvial. Elinete Freitas ressaltou que, as equipes do TRE não medem esforços para executar o translado das urnas com segurança e dentro do cronograma traçado pela Justiça Eleitoral.
A secretária explicou que, devido a problemas de segurança nas escolas em Macapá, a distribuição das urnas será feita no dia 2 de outubro, mesma data da votação. A cidade foi dividida em cinco pontos de distribuição. São eles:
TRE, Cartório Eleitoral da Zona Norte, Escola Nilton Balieiro, Juizado Especial Sul e Universidade Federal do Amapá (Unifap). As urnas irão para os pontos de distribuição no sábado 1º de outubro e a partir das 5h30 da manhã do dia 2/10, serão entregues aos coordenadores dos locais de votação para que sejam instaladas nas seções eleitorais.
“Está tudo planejado de acordo com o nosso cronograma. Nossa expectativa é de que às 7h, todas as urnas estejam nos locais de votação e prontas para que a votação inicie às 8h”, destacou.