PUBLICIDADE

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Embrapa e Unifap consolidam cooperação técnica na pós-graduação



O chefe-geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared, e a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, assinaram convênio visando fortalecer os cursos de pós-graduação. O ato dá seguimento à cooperação técnico-científica consolidada entre as duas instituições.
A reitora Eliane Superti destacou a participação expressiva de pesquisadores da Embrapa credenciados nos programas de pós-graduação da universidade, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO). Ela acrescentou que o “documento assinado agora amplia essa relação para todos os programas, isso é importante porque as duas instituições produzem ciência e tecnologia e juntas são mais fortes para fazerem com que esse conhecimento chegue até à sociedade com mais qualidade”.
O ato de assinatura ocorreu na Reitoria da Unifap, na manhã desta sexta-feira, 28/6, reunindo pela instituição de ensino a reitora Eliane Superti, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Helena Cristina Simões, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO), Caio Pinho Fernandes, e o vice-coordenador do PPGBIO, José Júlio Toledo; e pela empresa de pesquisa o chefe-geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared, e os pesquisadores Rogério Alves e Ricardo Adaime.     
A equipe da Embrapa entregou à reitora da Unifap um relatório detalhado com números referentes aos resultados da parceria entre as duas instituições, intitulado “Cooperação Técnica - Embrapa Amapá e Universidade Federal do Amapá para fortalecimento de programas de pós-graduação”.
O documento trata das atividades de cooperação executadas entre os anos de 2006 a 2015, com ênfase nos cursos de pós-graduação ofertados nos programas PPGBIO, Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR) e programa Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte).
A Embrapa Amapá já atuou, por meio dos seus pesquisadores orientadores, em 9 dissertações do MDR e em 33 do PPGBIO. Também atuou na orientação de 3 teses de doutorado no âmbito do PPGBIO. Durante a elaboração do documento, foram registrados trabalhos acadêmicos em andamento cuja finalização está agendada para 2016 ou a partir deste ano. Nesse caso, a participação de pesquisadores da Embrapa Amapá ocorre em orientação ou co-orientação no andamento de uma dissertação no MDR e em 11 dissertações do PPGBIO; além de 6 teses de doutorado no PPGBIO e 5 teses no Bionorte.   

 
Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário