PUBLICIDADE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Faltam 45 dias para o outono ou primavera?

EQUINÓCIO DAS ÁGUAS - A  cidade de Macapá faz aniversário e sua localização geográfica possibilita que tenha duas estações climáticas ao mesmo tempo, sabia?


Macapá, no extremo Norte do País, é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador. O destino é privilegiado pelo fenômeno do equinócio, que acontece duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início das estações outono e primavera. O equinócio ocorre quando os raios do Sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador, na Terra. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta.
Segundo os cálculos da astronomia dá-se o nome de Equinócio da Primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como Equinócio da Primavera o instante em que o Sol, assim como o visualizamos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. Quando este evento acontece em março, chamamo-lo de Equinócio da Primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o Equinócio da Primavera acontece em setembro. Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e "nox", noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Tradições - A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. Nesta altura as pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.
Curiosidade - Os ovos desempenham papel importante nas comemorações do Equinócio da Primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade. Um mito antigo diz que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o Equinócio da Primavera. Em Macapá, no Marco Zero, essa experiência de realiza bem.

Fenômeno do equinócio faz mudança da estação


Em Macapá, o equinócio é melhor observado do Monumento do Marco Zero. O fenômeno atrai estudiosos e turistas, além dos moradores da capital. Este ano, o fenômeno acontecerá no dia 20 de março próximo. No Amapá, devido a estação chuvosa, o equinócio é batizado de Equinócio das Águas, por conta do aumento do nível das águas no período.
O Monumento Marco Zero é o principal ponto turístico de Macapá. É constituído de uma edificação de 30 metros de altura, dotada de um círculo na parte superior, através do qual é possível visualizar o equinócio duas vezes ao ano, em março e setembro. O Sol alinha-se, perfeitamente, no círculo do Monumento Marco Zero e proteja um raio de luz sobre a linha imaginária do Equador. A estrutura inclui espaço para shows, salão para exposições, bar, lanchonete e lojas para venda de produtos locais. Está localizado a cinco quilômetros do centro da cidade, com acesso pela Avenida JK, e está inserido no complexo turístico Parque Meio do Mundo, formado também pelo Estádio Zerão, Escola Sam-bódromo de Artes Populares e a Panela do Amapá.

Tão importante e imponente quanto o Marco Zero, a Fortaleza São José


O turismo é uma das principais atividades econômicas de Macapá. Além do Monumento Marco Zero, a capital amapaense possui outros pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade do destino, como a Fortaleza de São José do Macapá. Projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Gallúcio e localizada às margens do Rio Amazonas, foi inspirada em modelo do engenheiro militar francês Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban. A edificação é uma referência para os amapaenses por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico.
A fortaleza foi erguida entre os anos de 1764 e 1782 pelas mãos de negros, índios e escravos da colonização portuguesa. No passado, a construção teve a função de garantir o domínio lusitano no extremo Norte do País. Vista de cima, assemelha-se a uma estrela pela disposição de seus quatro baluartes, batizados com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José. Na parte interna encontram-se prédios que abrigavam antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital.
Ela foi eleita em um concurso pela internet como uma das sete maravilhas do Brasil. Os arqueólogos encontrama em pesquisas louças e apetrechos do período colonial de sua construção, aumentando ainda mais sua importância. A contrução do Parque do Forte, aumentou ainda mais a área útil do entorno da Fortaleza e seu valor turístico. É comum no início e no fim de cada dias os moradores se concentrarem naquele que se convencionou “Lugar Bonito” para caminhadas, lazer ou simplesmente realizar caminhadas, corridas a pé ou passeios de biciclete, skate ou outro ‘veículo’.


Confira a tabela dos equinócios e solstícios entre 2002 e 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário