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terça-feira, 3 de julho de 2012

Senado Federal promove seminário “Política e Novas Mídias”

O Secretário Especial de Comunicação Social do Senado Federal, Fernando Cesar Mesquita, convida servidores,  jornalistas,  assessores de imprensa, estudantes a participarem da segunda edição do seminário Política e Novas Mídias. O evento esta marcado para o dia 06 de julho, às 09 horas no auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis. O encontro vai trazer especialistas em comunicação que vão analisar a participação de cidadãos, intuições públicas e parlamentares brasileiros nas redes sociais. Com as novas plataformas, a troca de informações passou a ser feita de forma direta, com menos interlocutores, e o diálogo se tornou mais ágil. A mudança tem feito os profissionais se adaptarem aos novos canais que estão surgindo. Participe, inscrições abertas! Para se inscrever basta mandar email para: srpeventos@senado.gov.br

Acesse a página do evento, clicando aqui.


Programação:

Abertura: Fernando Cesar Mesquita
09h30

Mais do que utilizar as Mídias Sociais para garantir o êxito nas eleições, os eleitos passaram a se valer dos novos meios para criar canais permanentes de diálogo com o público. Hoje, a atuação política de cada parlamentar não se encontra apenas exposta nos veículos tradicionais de comunicação, mas conquistou o espaço democrático e livre nas Redes Sociais. Dentro desse novo paradigma poderiam as Mídias Sociais lançar um novo olhar sobre a política e as instituições públicas?

1) PR 2.0: Novo Paradigma da Assessoria de Imprensa
10h00

A comunicação nas redes sociais abriu um novo canal de diálogo entre eleitos e eleitores. A interatividade e  a capacidade de disseminação de um fato ou noticia pelas redes sociais trouxeram  mudanças nas redações dos grandes veículos de comunicação. Da mesma forma, as assessorias de imprensa, cada vez mais, precisam se adaptar às novas plataformas de comunicação.  Hoje a política esta mais perto da vida dos cidadãos, que têm a possibilidade de estabelecer uma conversa direta com seus representantes. Twitter, Facebook, Instagram, como os políticos podem usar as mídias sociais para conquistar melhor relacionamento com seus eleitores e divulgar sua atuação? Que ferramentas devem ser utilizadas? Quais os riscos desse processo? O que deve ou não ser respondido?

Palestrante: Marcelo Minutti - FSB PR/Digital

2) Gerenciamento de Crise de Informação Online e Off-line
11h00

Estratégias para o uso das mídias sociais com intuito de analisar cenários, colher informações e difundir conteúdos. De que maneira o monitoramento do que é dito pode ajudar na prevenção e no gerenciamento de crises. Como atuar diante das crises de informação, que mídias e estratégias de reação utilizar. Palestrantes: Alexandre Oltramari - Agência +55 e Marcelo Minutti - FSB PR/Digital.

Palestrantes:
Alexandre Oltramari - Agência +55 e Marcelo Minutti - FSB PR/Digital

12h30 - Intervalo para almoço.

3) Participação popular: ativismo digital e como parlamentares podem fazer parte disso.
14h30

São cada vez mais comuns iniciativas e movimentos digitais com objetivos políticos seja por mudança no legislativo ou por demandas ao poder executivo. Elas podem ser mais organizadas, com site e apoio de famosos em vídeo, por exemplo, ou simples petições via Internet. Qual o papel delas e como os parlamentares podem e devem fazer parte desses processos.

Palestrante: Bruno Hoffmann - Publisher da revista Campaigns & Elections Brasil

4) O uso das mídias sociais no governo
15h30

As novas plataformas de web representam uma oportunidade para que órgãos públicos ampliem o alcance de sua comunicação e fiquem mais acessíveis ao cidadão. Como as instituições públicas podem dialogar com o cidadão usando as mídias sociais? Que estratégias devem ser desenvolvidas para ouvir o cidadão? A interpretação do feedback das mídias sociais. A transparência e a informação de forma mais simples ao alcance de toda a população.

Palestrante: Nino Carvalho - Nino Carvalho Consultoria em Marketing Digital

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