General Villas Boas, que é o atual comandante do Exército Brasileiro | Foto: Cristiano Mariz/VEJA |
Você já ouviu falar no Corredor Triplo A? Pois é, mas essa novidade já levou gente como o atual comandante do Exército Brasileiro, general Villas-Boas, a manifestar-se contrário à proposta. Em uma postagem no Twitter, o militar fez um alerta e sugeriu inclusive ameaça à soberania do país. “Minha missão como Comandante do Exército, preocupado com interesses nacionais, é indicar os riscos dessa proposta para o país. Precisamos discutir profundamente com a sociedade. Nossa sociedade!”, escreveu Villas Boas.
Ainda de acordo com o general Villas Boas, o Brasil tem um déficit de soberania sobre a Região Amazônica. Ele fez o alerta em recente audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, para analisar o controle de fronteiras e o combate ao tráfico de drogas e armas na região. Na ocasião, ele destacou a necessidade de se ter uma maior atenção com a atuação das ONGs internacionais que operam no País e ressaltou a ameaça representada pelo projeto do “corredor ecológico” proposto pelo governo da Colômbia.
Ciências
Em outra frente, mais acadêmica, o pesquisador Rogério Maestri disse que o Corredor Triplo A foi uma proposta do presidente da Colômbia para criar um “corredor ecológico” que iria dos Andes ao Atlântico, passando pela Amazônia. Falando ao site Sputnik, o professor Maestri, disse que as preocupações supostamente ambientais do projeto podem esconder interesses estrangeiros bem mais perversos. “Esse tal corredor ecológico, que pra mim não é um corredor, é uma verdadeira ocupação. É o germe de uma ocupação de uma parte do Brasil com o objetivo de isolá-lo do norte, do Caribe, e a América do Sul da parte norte”, disse o especialista.
Vídeo de canal militar alerta para “internacionalização da Amazônia”
Nenhum comentário:
Postar um comentário