PUBLICIDADE

domingo, 4 de novembro de 2018

Juiz Sérgio Moro aceita convite de Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça

O juiz Sérgio Moro e o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, no condomínio de Bolsonaro no Rio
Do Portal G1
O juiz federal Sérgio Moro aceitou, nesta quinta-feira (1º), o convite de Jair Bolsonaro pra assumir o Ministério da Justiça, para implementar um programa amplo de combate à corrupção e ao crime organizado. O presidente eleito afirmou que Moro terá liberdade total pra trabalhar e que qualquer um poderá ser investigado.
Logo que o avião pousou no aeroporto Santos Dumont, Sérgio Moro entrou num carro sem identificação que o esperava na pista. Foi escoltado por policiais federais até a casa de Jair Bolsonaro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Ele chegou ao condomínio por volta das 9h e foi recebido pelo futuro ministro da economia, Paulo Guedes, por Jair Bolsonaro e o filho Flávio Bolsonaro, eleito senador do Rio pelo PSL.
Depois de uma hora e meia de reunião, Sérgio Moro saiu ao lado de Paulo Guedes e tentou falar com os jornalistas, mas com o tumulto na porta do condomínio, desistiu. A resposta veio pouco depois das 11h, com uma nota oficial de Sérgio Moro. Ele escreveu: “Fui convidado pelo Sr. presidente eleito para ser nomeado ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal, na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo, desde logo, afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes”.

Confirmação
Minutos depois, o presidente eleito confirmou numa rede social que Sérgio Moro aceitou o convite para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Jair Bolsonaro disse: “Sua agenda anticorrupção e anticrime organizado, bem como respeito a Constituição e às leis, será o nosso norte”. Sérgio Moro foi a um clube de golfe, em São Conrado, almoçar com Paulo Guedes e seguiu para o aeroporto Santos Dumont, onde embarcou para Curitiba às 13h40.
No fim da tarde, o presidente eleito deu um entrevista coletiva pra falar da nomeação de Sérgio Moro. Jair Bolsonaro explicou como vai ser a atuação dele à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública: "Conversamos por uns 40 minutos. Ele expôs, logicamente, o que ele pretende fazer caso seja ministro. Eu concordei com 100% do que ele propôs, né? Ele queria uma liberdade total para combater a corrupção e o crime organizado e um ministério com poderes para tal. Eu até adiantei; quem sabe uma fração da Coaf dentro do Ministério da Justiça? A questão da segurança ir para a Justiça, nós já tínhamos decidido, bem como as nomeações. Ele tem ampla liberdade pra realmente exercer o teu trabalho lá. Da minha parte, sempre fui favorável a isso. Dei o sinal verde e ele, via nota, aceitou o convite. Não podemos deixar continuar crescendo como está a violência no país via crime organizado. E o caminho pra combater isso é seguir o dinheiro. E você tem que ter meios para tal. E o Ministério da Justiça daria todos os meios pra Sérgio Moro perseguir esse objetivo".

Leia também:
Confira vídeo com as declarações de Moro na viagem ao Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário