Falta
Quem passa pela linha do trem na rodovia Duca Serra (Macapá/Santana) vive se perguntando quando se verá a volta dos trens da velha Estrada de Ferro do Amapá, a EFA. Na verdade está quase impossível ver os trilhos, que sucumbiram diante do mato alto.
Modelo
Em Minas Gerais, a coluna visitou certa vez o Museu Ferroviário, da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Lá tem até o vagão de Dom Pedro, tudo intacto, muito bem preservado. De sexta a domingo lota!
Turismo
Este museu fica na cidade de São João Del Rey, e os turistas pagam cerca de 20 reais para viajar na Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes. A ferrovia ainda alavanca a economia de duas cidades importantes.
Vantagens
Esse exemplo de Minas nos faz refletir a respeito da nossa ferrovia. A deles tem quase 300 anos; a nossa pouco mais de 60. A deles viaja 25 km e a nossa quase 200 em plena flotesta amzônica.
Custos
Isso para dizer que a ferrovia precisa ser recuperada. Mas especialistas dizem que para transportar passageiros tem que ter transporte de minério, para cobrir custos operacionais. Então a mineração precisa voltar.
Guerreiro
O Amapá se despede de um grande profissional da comunicação e da publicidade, Aldair Carvalho Vieira, da ALTV Produções. Marcou época por seu trabalho especializado que o fez ser reconhecido pela notória especialidade de seus serviços. Aldair travava uma luta heroica contra uma
insuficiência renal. Vá em paz amigo!
Neste Dia das Crianças, 50 blogueiros brasileiros lançam o maior portal de viagem com filhos em português. O viagenscomfilhos.com.br entra no ar com conteúdo sobre o mundo inteiro, e reúne roteiros, dicas, fotos e vídeos sobre mais de 50 países e 50 destinos no Brasil, voltados a viagens em família.
Estrada
Máquinas e operários do Governo do Estado iniciaram ontem uma nova frente de trabalho na obra de duplicação da Rodovia Duca Serra, que liga a capital ao município de Santana, o segundo mais populoso do Estado. Trata-se dos serviços de terraplanagem no trecho da Lagoa dos Índios, o mais emblemático.
Ruas
Já no loteamento Parque dos Buritis, na zona norte de Macapá, retomadas obras de mobilidade urbana. O serviço que contempla mais de 1,6 mil metros das vias faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana que o governo do Estado vem executando na capital desde 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário