PUBLICIDADE

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ministro reafirma compromisso com a sustentabilidade em conferência da OIT, em Genebra

Ronaldo Nogueira discursou na Plenária do Palácio da ONU nesta quarta-feira (14)


O compromisso com o crescimento dos empregos verdes no Brasil foi o tema do discurso do ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira na 106ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Em sua fala, nesta quarta-feira (14), na Plenária do Palácio da ONU, em Genebra (Suíça), ele falou do empenho do país em promover políticas de incentivo a empreendimentos que geram trabalho em áreas de atuação que levam em conta a sustentabilidade ambiental.

“Estudo do Escritório da OIT no Brasil realizado em 2009, com dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho, indicava que, naquele momento, mais de 2,5 milhões de empregos formais, de um total de 39 milhões, podiam ser considerados ‘empregos verdes’, o que totalizaria 6,73% do total. Fizemos o exercício de atualizar o cálculo de empregos verdes formais, sem mudar a metodologia e a base de dados utilizada pela OIT, e observamos um aumento de 22% no número de empregos verdes de 2009 a 2015”, comemorou o ministro.

Para o ministro, o país tem potencial para aumentar esse índice, já que possui a matriz energética mais limpa entre as nações industrializadas, com mais de 45% das fontes de energia provenientes de recursos sustentáveis. “Na medida em que o Brasil recupere os postos de trabalho perdidos na atual crise econômica – e já vemos sinais de recuperação – a tendência é registrar um aumento também nos empregos verdes”, acrescentou.

O ministro lembrou ainda que o Brasil foi um dos primeiros países a ratificar o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, o que mostra o comprometimento do governo com a temática. “Apoiar a ação contra a mudança global do clima nada mais é do que apoiar o desenvolvimento sustentável, que contribuirá para proporcionar oportunidades de trabalho digno em todo o mundo”, afirmou.

Ele finalizou a fala sobre os empregos verdes defendendo o desenvolvimento sustentável como indispensável para a justiça social. “As consequências da mudança do clima vão além dos impactos ambientais, tendo fortes repercussões socioeconomicas, como, por exemplo, para os trabalhadores na agricultura e no turismo.”

Adequação legal
O ministro também aproveitou o discurso na OIT para tratar de outros dois assuntos: a modernização trabalhista e a transparência com que o Ministério do Trabalho debate seus temas no Brasil.

Sobre a modernização, Ronaldo Nogueira lembrou que as relações de trabalho estão mudando e é necessário adequar a legislação para gerar empregos e crescimento econômico. “O futuro do trabalho exige novos modelos de contratação, flexíveis o suficiente para se adaptarem às mudanças dos novos tempos.”

Ao falar da transparência, ele contou que em 1º de junho foi instalado o Conselho Nacional do Trabalho (CNT), fórum formal de representação tripartite, que tem o objetivo de aprimorar o diálogo social. “O Conselho tem caráter propositivo, de acompanhamento, podendo pronunciar-se sobre todos os temas relacionados ao mundo do trabalho”, contou.

O ministro finalizou o discurso na 106ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT falando do desafio de incluir a sustentabilidade na agenda de discussões sobre o futuro do trabalho.

“Não é possível pensar no futuro do trabalho sem pensar no desenvolvimento sustentável e nos novos tipos de emprego comprometidos com a sustentabilidade ambiental, assim como nas relações de trabalho tradicionais, que terão de ser redesenhadas. Contamos com a ajuda da OIT para enfrentar esse desafio”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário