PUBLICIDADE

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Coluna Argumentos, terça-feira, 15 de outubro de 2013.

Drama

O Círio de Nazaré 2013 será para sempre marcado pela tragédia que vitimou pelo menos 18 pessoas após o naufrágio de uma embarcação que participou da romaria fluvial. Dor e sofrimento dos devotos da santa que perderam seus entes queridos. Uma pena.


Vidas
Outro caso à parte são as histórias contadas pelos sobreviventes. Essas histórias, juntas ou separadas, formam um conjunto de informações que renderiam até um livro. Há quem diga que a Virgem Maria salvou muitos.

Mídia

A participação de crianças no acidente emprestam contornos ainda mais dolorosos à opinião pública, que assiste, atônita, desde o sábado a cobertura que a imprensa deu ao acidente. Aliás, os jornalistas foram bem.

Testemunhas
Por falar na imprensa, dois jornalistas sobreviveram ao naufrágio. Carlos Cardozo e Mário Lopes, mas os dois apresentaram versões distintas para o acidente.

Versões

Ainda sobre os jornalistas que estavam no Reis I, um diz que percebeu um choque antes do barco adernar. O outro diz não ter percebido isso. “O barco virou rápido”, diz o Mário.

Registro
Esta imagem rodou a internet no fim de semana. Poder ter sido a última do Barco Motor Reris I antes que ele fosse ao fundo. A foto mostra a alegria e a descontração dos devotos que participavam da romaria fluvial. E não parece superlotado.

Teses

Há muitas informações desencontradas também a respeito das prováveis causas para o acidente que matou quase vinte pessoas no fim de semana. De batida em banco de areia, maresia, onda provocada por uma balsa até uma mais séria, que condena a construção naval artesanal da região.

Lastro

Ainda a respeito das teorias para o naufrágio, essa da qualidade das construções em carpintarias navais da região, o problema estaria em viagens sem carga nos porões. Com a concentração de passageiros nos andares superiores, a embarcação perderia lastro, o que tira o equilíbrio e deixaria barcos a mercê do efeito das marés, com risco de adernar (virar).

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Artigo do senador José Sarney, ex-presidente do país e senador do Amapá

Internet e as flores

JOSÉ SARNEY

NA SEMANA em que participei de um seminário sobre "As Novas Mídias e a Crise do Modelo Político", a curiosidade geral era sobre como a internet está modificando nossa sociedade.
Refleti sobre as mudanças durante os anos da minha vida. Sou da geração que viu dois séculos, a maior guerra mundial e as transformações que nos levaram até a sociedade de informação, na qual não pensamos mais individualmente, mas nos tornamos um ser coletivo.
Comecei no lápis, na pena bico de pato, com direito a tinteiro, a caneta-tinteiro, com uma bolsa de borracha acionada para acumular tinta, a revolução da esferográfica, até todas as formas de hoje, da ponta porosa até o bico de balão.
A máquina de escrever batendo teclas manuais, depois elétrica, até abandonar-se tudo e ficar escravo do computador. Um retângulo que cabe na palma da minha mão me permite falar com quem quiser em qualquer lugar do mundo. Com um e-mail mando mensagens, converso, opino.
Aí, mergulhando na pesquisa, vou encontrar um mundo de informações tão vasto que me faz perder a verdade, porque são tantas verdades que nos oferecem que é difícil saber qual é a verdade. Talvez daí por que Dom Miguel de Unamuno, há cem anos, tenha dito no seu livro "Do Sentimento Trágico da Vida" que a pergunta mais profunda do "Novo Testamento" é a de Pilatos: "O que é a verdade?".
Nasci numa pequena vila perdida no interior da Amazônia onde só havia a comunicação do fio que atravessava os campos e dava ao telegrafista condições de, duas vezes por dia, código Morse, receber mensagens. Depois, aos sete anos, ouvi fascinado o rádio, um único na cidade a atrair toda a população para saber notícias da Guerra da Espanha e, quando a estática fazia aquele zumbido enorme, o farmacêutico José Alvim explicava: "É tiro do lado republicano".
Tudo se transformou, e vivemos um mundo em transformação e transformado, com TV e vídeos.
Hoje estou conectado com o Twitter e o YouTube, recusando a ficar para trás, corro a vista em alguns blogs. A mídia da internet, que era alternativa, hoje disputa o papel de principal. A notícia em tempo real faz os jornais ficarem velhos no mesmo dia do nascimento.
Mas o que mais me admirou nos últimos dias foi o que li num boletim econômico do BB: a cotação das flores. Elas eram inspiração dos poetas e hoje são objeto de mercado. Ali está escrito: "Que tipos de flores estão em alta neste verão?". Resposta: "Eu destacaria as alpínias, as bromélias e a cúrcuma". É a Bolsa das Flores.
Tudo mudou. E recordo que minha mãe conversava com elas, e Hipócrates, o sábio da medicina, cinco séculos antes de Cristo, aconselhava falar com as flores -hoje, até pela internet.

Coluna Argumentos, sábado, 12 de outubro de 2013.

Televisão

O senador José Sarney (PMDB-AP) protagonizou nova aparição no horário eleitoral de seu partido, num programa para falar do setor elétrico. Sarney diz na produção ter convidado a presidenta Dilma Russeff para vir inaugurar o Linhão do Tucuruí, no Sul do Estado.

Rádio

O promotor de Justiça Moisés Rivaldo Pereira, do MP Estadual, será um dos convidados do Conexão Brasília deste sábado, na Diário FM. Tem ainda as deputadas Dalva Figueiredo (PT) e Fátima Pelaes (PMDB).

Surfe

A passagem de uma equipe de jornalistas e aventureiros do Chile, em incursões pelas ondas de pororoca destas bandas. O guia de turismo Marcelo de Sá, conta os detalhes no caderno de turismo do Diário, amanhã.

Ilegal

O Tribunal de Justiça, por meio do desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, decidiu ontem (11), pela suspensão imediata da greve dos médicos do município.

Negócios

O universo da marca MMartan está chegando em Macapá. Fundada em 1985, esta grife terá sua loja inaugurada nesta sábado no complexo de compras do Amapá Garden Shopping.

Ministra
Um registro da visita da ministra Ideli Salvatti a Macapá. Na foto, a ministra, a deputada Dalva Figueiredo, Ana Dalva (Sebrae), prefeito Clécio Luiz e equipe do gabinete de Dalva, que articulou a agenda da ministra com sindicalistas.

Pode?

Mais de 2 mil políticos eleitos em 2012 são flagrados recebendo Bolsa Família. Pela primeira vez, ministério cruza dados de eleições municipais com beneficiários do programa e ordena a suspensão de benefícios irregulares em todo o País. Os fraudadores, viraram prefeitos ou vereadores.

Teatro

Uma das obras mais importantes e lidas da literatura universal, O Pequeno Príncipe, será encenado neste final de semana em Macapá, pela Companhia Mambembe de Teatro do Rio de Janeiro. A Cia Mambembe tem 26 anos de trajetória e no repertório, encenações como A Bela e a Fera, Os Saltimbancos, A Dama e o Vagabundo e O Mágico de Oz. No Bacabeiras.

Coluna Argumentos, sexta-feira, 11 de outubro de 2013.

Ação

Um cliente de banco ganhou uma ação na Justiça Estadual para receber R$ 3 mil mais juros e correção monetária de um banco da Capital. Ele passou duas horas na fila esperando para ser atendido. Se valer para esses dias de greve, o prejuízo será milionário.

Vai mal

A empresa Ecometals vive seus dias de inferno astral. Depois de levar uma multa de R$ 2 milhões por mexer em pilhas de minério sem licença ambiental, foi indiciada pela PF e ainda proibida de negociar na Bolsa.

Pra que?

Tramita no Congresso Nacional projeto que quer proibir as televisões – abertas e a cabo – de transmitirem as badaladas lutas de MMA, o antigo ‘vale-tudo’. O tema, claro divide opiniões do parlamento. Desnecessário.

Dureza

Saiu no portal G1 notícia dando conta que de 73 militares inscritos no curso de choque do Batalhão de Operações Especiais (Bope), 43 pediram desligamento no primeiro dia.

Classe

A diretoria do Sindicato dos Urbanitarios (STIUAP) foi recebida pelo novo presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Francisco Antônio Almendra. Servidor em pauta.

Surfe
Um grupo de sete jornalistas do Chile está no Amapá para registrar mais uma reportagem sobre o surfe na pororoca. Estiveram no Araguari e não gostaram do tamanho das ondas. Foram então para Amapá, um novo ‘point’ que está surgindo.

Educação

O reitor da Unifap, José Carlos Tavares, empossou os 35 primeiros professores que passam a integrar o quadro permanente do Campus Binacional de Oiapoque. Sete cursos serão oferecidos no primeiro vestibular do campus que está previsto para ocorrer no início de 2014.  Serão ofertadas 350 vagas.

Fronteira

Geografia, enfermagem, história, letras, pedagogia, ciências biológicas e direito são as primeiras graduações onde os novos docentes irão trabalhar com ensino e pesquisa. A Unifap foi a Instituição da região norte que mais obteve vagas para professores este ano. A inclusão do Campus binacional de Oiapoque veio na carona da cooperação Brasil-França.

Nota do senador José Sarney sobre o falecimento de Norma Bengell

Norma Bengell

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Norma Bengell. Nos últimos anos ela viveu um período de grandes dificuldades, inclusive de saúde, que muito a amarguraram. Fui o recipiente solidário de alguns de seus desabafos, onde mostrava profundo sofrimento.
Norma foi uma grande artista, uma pioneira, que participou de projetos inovadores e realizou uma obra importante. Em sua larga filmografia como atriz, destaco sua colaboração com Glauber Rocha, que a convocou para filmar A Idade da Terra, sua ousadia — um marco de nosso cinema — de realizar o nu de Os Cafajestes, de Ruy Guerra, e sua atuação em A Casa Assassinada, de Paulo César Saraceni, baseado na obra de Lúcio Cardoso. Foi envolvida numa polêmica difícil quando realizou O Guarani, e foi com coragem que continuou a filmar.
Norma Bengell deixa a força de sua expressividade, para sempre, na história do cinema brasileiro.

Coluna Argumentos, quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brasília

O advogado e ex-deputado Paulo José viu muito nariz torcido por sua atuação na Comissão de Relações Exteriores. É que diziam (e é) ser essa uma competência exclusiva da União, portanto, sob a fiscalização do Congresso. Agora ele quer ser deputado federal.

Reitor

Quem também faz planos para virar congressista em Brasília é o reitor da Universidade Federal (Unifap), o professor José Tavares. Ele se espelha em outras universidades públicas que têm representantes eleitos.

Porto

Repercutiu na imprensa do centro-oeste a ida de uma delegação do Amapá a Mato Grosso, no fim de semana. Foi para tratar do projeto de escoar a produção de soja de lá pelo porto de Santana. E de lá para o mundo.

Vantagem

“O escoamento de Mato Grosso é um dos mais caro do país. Num futuro breve não tenho duvida de uma redução de cerca de 30% do custo”, deputada Fátima Pelaes.

Telinha

O senador José Sarney (PMDB-AP) esteve em estúdio de tv ontem. Era para gravar novas inserções para o horário eleitoral do PMDB. Ele já havia aparecido em filmes da leganda este ano.

Articulado
O deputado Evandro Milhomen (PCdoB) mostra que é dado a apoiar as boas iniciativas. Carismático e bem articulado, cavou espaços para os bons quadros que seu partido tem por aqui e emplaca indicações para apoiar tanto GEA quanto PMM.

Cores

Quando o PDT governava Macapá, deu o que falar umas faixas para ônibus nas ruas da cidade, pintadas de azul. Depois, a Prefeitura alegou ter previsão legal aquela cor. Agora, na administração do PSol, acabam de ser pintadas faixas e painéis vermelhos nos cruzamentos. Essa é nova.

Discussão

Ainda nesse quesito das cores, há juristas contrários a se personificar governo ou prefeituras com as cores geralmente dos partidos a que pertencem os titulares. Mas há quem defenda aliberdade da programação visual de eventos, prédios púbicos, viaturas e até logradouros públicos. Eis aí uma boa questão para um debate envolvendo a publicidade legal.

Coluna Argumentos, quarta-feira, 09 de outubro de 2013.

Escrita

Reflexão para nós mesmos, os jornalistas. A greve é dos trabalhadores e não dos empresários, correto? Então o mais recomendado é dizer que a greve é dos bancários, e não ‘greve dos bancos’ ou ainda ‘greve de ônibus’, substituído por ‘greve dos rodoviários’.

Reflexos

É impressionante a força da tal ‘economia do contracheque’ que o Amapá vive, há anos. Nos dias que antecedem ao pagamento do funcionalismo público, supermercados, shoppings e lojas ficam vazias.

Parque

Ministério Público Federal aciona o Tribunal Regional para cassar decisão da Justiça Federal local, que determina realização de novas consultas públicas sobre a criação do Parque Nacional Montanhas Tumucumaque.

Inglória

Mesmo com a entrada do Ministério Público estadual na apuração sobre o que houve para ter faltado ônibus para os frequentadores da Expofeira, não se acredita em punição.

Jogo

Sobre a nota acima, o problema é que este setor dos transportes coletivos é muito difícil de lidar. Se aperta para o lado deles, se fecham e obstruem a vinda de outras empresas. É jogo pesado.

Criançada
O deputado Luiz Carlos (PSDB) comandou uma grande festa para crianças carentes, em comemoração pelo dias dos baixinhos. Mais que lazer e entretenimento, a ação também deu um recado de combate ao trabalho infantil. Uma bela iniciativa essa.

Chancela

A presidenta Dilma Rousseff assinou ontem (07) um decreto que atende a uma pauta da deputada federal Dalva Figueiredo (PT-AP) no Ministério do Planejamento quanto à assistência a saúde dos Servidores Públicos por meio de convênio com a Fundação de Seguridade Social, a GEAP.

Facebook

O advogado Marcelo Porpino é um dos postulantes a virar desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), pelo chamado Quinto Constitucional da OAB. Nas redes sociais, ele já pede voto e desfila elegância: “Desejo, sinceramente, a todos os candidatos (as) e a mim mesmo muita sabedoria, temperança e equilíbrio no decorrer do pleito”.

Coluna Argumentos, terça-feira, 08 de outubro de 2013.

Detalhe

Quem promove evento deve estar muito atento aos detalhes. Sim, pois uma coisa que dê errado pode tirar toto o brilho da realização. É o caso do último final de semana da Expofeira, quando faltou transporte coletivo para o público voltar para casa. Lamentável.

Shows

Ainda sobre a Expofeira, é interessante como a festa vai se diversificando a cada edição. Este ano teve público para sertanejo, rock e regional. A Banda RPM até se empolgou e tocou por exatas duas horas.

Números

Nem bem os partidos fecharam a programação para atrair novas filiações já começam os cálculos matemáticos para saber se as atuais composições fazem um, dois ou três parlamentares em uma coligação.

Votos

É que nessa dança das cadeiras tem político que quando chega a um novo partido leva consigo o balaio de votos já conhecido. Daí a turma faz conta para pegar o vácuo.

Lixo

O prefeito de Santana, Robson Rocha, já bateu o martelo que vai desativar a lixeira pública. Enquanto um aterro controlado não sai do papel, vai usar o do vizinho município de Macapá.

Balanço
O senador José Sarney (PMDB-AP) divulgou ontem um balanço de suas quatro passagens pela Presidência do Senado Federal. Os números e os programas implementados garantiram a modernização dos processos legislativos e mais transparência.

Pergunta

Governo Federal restringe número de alunos de colégios militares que podem receber premiação nas olimpíadas de matemática! Os colégios militares são agora chamados de “escolas seletivas”. Será medo de revelar a incompetência no ensino público administrado pelo governo?

Confiante

Para o reitor da Universidade Federal do Amapá, José Carlos Tavares, o projeto de implantação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Amapá é uma realidade e necessidade. “Esse projeto da Santa Casa é algo que já deu certo e será um sucesso sim, porque há a união e o envolvimento dos poderes isso é bem visível”, disse o reitor.